Nosso Rosto Jovem

Para mostrar quem somos, nosso ROSTO JOVEM, primeiramente será mostrado por hierarquia a grande Igreja Jovem da qual fazemos parte. 

Iniciando a jornada por uma pequena porção de um grande estado, o Sul do Pará, que é justamente onde se encontra a bela Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia.
  
Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia


100 anos de história da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia
Com matriz na cidade de Conceição do Araguaia, essa diocese tem mais de 100 anos de história e luta. Como o próprio Bispo da Diocese, Dom. Dominique You, reconheceu, em meio ao Centenário da Diocese; existem muitas culturas nessa região e essa mistura está gerando um povo de luta. 
Dom. Dominique You

Essa diocese conta com 10 Paróquias, e as distâncias são grandes. A juventude constantemente está em atividade missionária. E é normal a igreja exigir que a juventude esteja em protagonismo e em atividade social. Algumas paróquias tem sua juventude em pleno desenvolvimento outras estão a muito tempo ativas. A Paróquia Nossa Senhora das Graças é apenas a segunda mais nova paróquia dessa imensa Diocese. 
Com o propósito de se desenvolver a organização e a mobilização a Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia se dividiu em três grandes setores: Setor Beira Rio, Setor da Serra e Setor da Mata. Cada setor tem características peculiares, a Paróquia Nossa Senhora das Graças se encontra dentro do Setor da Serra. 


Paróquia Nossa Senhora das Graças

Paróquia Nossa Senhora das Graças é uma das duas paróquias existentes na cidade de Redenção e é relativamente nova, com uma fundação da comunidade Nossa Senhora das Graças em 1974, e com o final da construção da igreja Matriz, em 1990. A congregação dos Padres que ajudam na administração da Paróquia no momento é a dos Missionários do Sagrado Coração (MSC), sendo o Pároco, Pe. Vicente. E, além do Pe. Vicente, a Paróquia ainda conta com o Vigário Pe. Cristiano e Frei Luiz, todas da mesma congregação. 

Nossa Senhora das Graças Antigamente - 1990

Nos últimos anos em trabalhos missionários, a Diocese incentivou todos os jovens a despertar para uma atitude em meio a sociedade, igreja e vida. Cada vez mais os incentivos da Diocese a juventude tem gerado frutos, diretamente e indiretamente, inclusive este blog e fruto desse trabalho. 

Setor Juventude da Nossa Senhora das Graças, assim como em toda a Diocese, está em desenvolvimento, mas há grupos muito bem estruturados como os da PJ (Pastoral da Juventude), e novas identidades que estão tomando seu espaço, grupos de JM (Juventude Missionária). Aqui vamos apresentá-los. Um sonho e ter todas a comunidades aqui descritas... pois todas elas teriam grupos... eis a vossa juventude...  

Igreja Matriz - Nossa Senhora das Graças
Dentro dessa grande Igreja Jovem existem diversos carismas no qual a juventude muito se identifica, e muitas tem seu foco na própria juventude. Dentre as várias identidades existentes será descritas as de maior ligação com a cultura jovem existente na Paróquia Nossa Senhora das Graças, sendo estas: Pastoral da Juventude (PJ), Juventude Missionária (JM) e Catecumenato Crismal.



Pastoral da Juventude
A Pastoral da Juventude é a ação dos jovens como Igreja, unidos e organizados a partir dos Grupos de Jovens. É a juventude evangelizando outros jovens em comunhão com toda a Igreja.

A PJ não é apenas uma organização ou uma estrutura como alguns ainda pensam. Na verdade, os grupos de jovens são a base desta pastoral e é no grupo e pelo grupo que a PJ acontece.

Quando o grupo busca aprofundar e viver a fé, atuar na comunidade, descobrir como transformar a realidade e, junto com os demais grupos, ser evangelizador de outros jovens, já está sendo e fazendo Pastoral da Juventude.

A história da PJ começa em 1973,ou até antes com a Ação Católica Especializada: JAC (Juventude Agrária Católica), JUC (Juventude Universitária Católica), JEC (Juventude Estudantil Católica) e JOC (Juventude Operária Católica). No final da década de 70 e no início dos anos 80 a Igreja vivia um período de grandes expectativas, pois os sínodos de Medellin e Puebla trouxeram novos ares para a ação pastoral com a opção concreta pelos pobres e pelos jovens.

Esta opção possibilitou ampliar o trabalho que vinha sendo desenvolvido com a juventude para a construção de uma proposta mais orgânica. 

Assim, a PJ inicia definindo como missão: Somos jovens, cristãos, católicos, organizados como ação da Igreja evangelizando outros Jovens, para que, capacitados, atuemos na própria Igreja e nos movimentos sociais visando a transformação da sociedade em todo o Brasil.

Fonte: Jornal "Missão Jovem"

O primeiro grupo de base da PJ na Paróquia, de acordo com militantes mais antigos, foi o JUC (Jovens Unidos a Cristo) fundado entre 1983 e 1985, na comunidade Santo Antônio. Porém o precursor da PJ na Paróquia foi o JAP (Juventude, Amor e Paz), que foi fundado em 1 de Abril de 1988. Ambos os grupos foram muito ativos e mudaram a concepção do que era juventude por muito tempo, até hoje esses grupos vivem no coração de muitos jovens que anseiam pela volta de um protagonismo semelhante. 

Com a identidade de Pastoral da Juventude na Paróquia Nossa Senhora das Graças temos 6 grupos de valor expressivo e que estão em atividade, nas comunidades:

Santo Antônio - Shallom
Nossa Senhora do Sagrado Coração  - Rosto de Cristo
Nossa Senhora das Graças - JAP - Filhos do Sagrado Coração de Jesus (Inativo)
São João Batista - Jovens Unidos Pela Fé (Inativo)
Santa Luzia - Jovens Missionários da Paz
Perpetuo Socorro -
Santa Clara - 
Mata Geral -
Cumarú -
Pebas -


Juventude Missionária

Juventude Missionária animada pelas Pontifícias Obras Missionárias(POM) é um setor da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Obra fundada por uma leiga, Paulina Maria Jaricot(1799-1822), em 3 de maio de 1822, em Lyon (França). No Brasil existem outros grupos de Juventude Missionária que não estão vinculados às POM, que são acompanhados por movimentos, congregações religiosas, etc., possuindo, portanto, outra orientação e metodologia.

- A JM deverá estar engajada na caminhada eclesial (pastoral de conjunto).

- A JM não é um movimento nem uma pastoral, é um grupo de jovens missionários vinculados à Obra Pontifícia da Propagação da Fé.

- A Obra Pontifícia da Propagação da Fé poderá viabilizar projetos para o envio de jovens à Missão além-fronteiras.

- A JM seja reconhecida e faça parte do COMIPA/COMIDI/COMIRE.

- Os frutos da cooperação missionária destinam-se à animação missionária além-fronteiras.

- Faz parte da espiritualidade da JM a oração, o sacrifício, a solidariedade concreta.

- O grupo da JM deverá buscar sua auto-sustentação financeira.

- Os padroeiros são Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus.

Fonte: Blog Juventude Missionária

As comunidades que possuem jovens atuam nessa identidade são as comunidades:

Nossa Senhora das Graças - Juventude Missionária  

Catecumenato Crismal (Crisma)


O sacramento da Crisma nos faz profetas e testemunhas desse novo tipo de vida: o Reino de Deus.

Pela Crisma recebemos uma nova graça que revigora nossas forças, nos confirma no batismo e nos faz anunciar, com maior consciência, nosso compromisso de fidelidade à aliança. O crismando prepara-se para receber instruções mais sólidas sobre sua fé e seu comprometimento com a comunidade. Prepara-se para receber as graças de que precisa para viver e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. 


Para viver seu cristianismo numa sociedade impregnada de materialismo. Prepara-se para usar com sabedoria o dom do Espírito Santo recebido no Batismo.O crismado torna-se profeta. Por isso, ele é um militante no Reino de Deus.

O profeta é um homem ou uma mulher que fala ao povo, à comunidade em nome de Deus e que procura ele mesmo, ela mesma, viver aquilo que anuncia. O profeta é uma pessoa que pode criar problemas e choques na sociedade em que vive porque anuncia e denuncia.Anuncia verdades que podem não agradar, como por exemplo, a injustiça social (Puebla diz que essa injustiça social é gritante e clama diante de Deus). O profeta é uma pessoa guiada pelo Espírito Santo e comprometida com Deus e com sua comunidade. 

Denuncia à opressão, a falta de liberdade, a miséria moral, econômica e política a que é relegado o povo. Denuncia a exclusão!

Fonte: Blog Catecumenato Crismal


Poucas Comunidades não possuem essa catequese... mas todas as comunidades urbanas se juntam para uma grande celebração, em que todos os anos vários jovens recebem este sacramento.


Fonte:

2 comentários:

  1. Agora apenas um discurso anonimo q vi a um tempo atrás... e demais...

    "Ta na hora de voltar... ou nunca mais?
    Em breve a Pj vai mostrar que ainda vive aqui nesta paróquia. Queremos ir além, denunciar, gritar as injustiças em nossa cidade contra todos, principalmente contra os jovens... Então não queremos voltar o JAP somente, queremos resgatar o que e identidade, do que é bom, ressuscitar os Pjoteiros... Mostraremos com força neste centenário a juventude está aqui! E lutamos por um mundo melhor e cheio de Paz, amor... e muita, mais muita ousadia... e ai povão cadê o teu rosto?" Anonimo

    ResponderExcluir
  2. Mas é isso mesmo temos que nos mostra a cara ,mas isso já estamos fazendo,mas falta os jovens pararem de ficar excluindo as pessoas principalmente que quer ajudar.

    ResponderExcluir